sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cavaleiros do Armagedom



Aqui no blog, a gente tem uma certa fixação por fenômenos que acontecem no céu!
Isso porque o nosso universo é uma "entidade" tão assustadoramente grande, e com tantas estruturas loucas, com os formatos mais bizarros, que o único outro lugar onde provavelmente encontraríamos tais estruturas, seria em nossos sonhos mais fantásticos.
Talvez você esteja passando por aqui pela primeira vez hoje, ou há pouco tempo descobriu as maravilhas dos posts do nosso blog, e não teve tempo para verificar o nosso acervo maravilhoso (modéstia à parte! rsrsrs), mas eu adianto, que conversamos bastante sobre o céu, por aqui.
Já falamos sobre quasares, falamos sobre os ventos solares e os fenômenos de interação com o campo magnético terrestre, já conversamos sobre telescópios, sondas espaciais, luas de outros planetas... Enfim, falamos bastante sobre o assunto. E mais uma vez, este torna-se pauta de post!
Você sempre ouviu falar de meteoros, asteróides e cometas, mas já se perguntou se existe diferença entre estes corpinhos errantes?
Motivado por uma imagem da previsão da rota de um asteróide criada pela NASA e divulgada ontem (28 de julho de 2011), vamos prestar este breve esclarecimento, pra você falar direito e bonito quando conversar com seus amigos ou inventar aquela desculpa por conta do seu atraso!
  • Asteróides - São objetos que não possuem atmosfera. Rochosos e Metálicos, eles orbitam o sol, e seus tamanhos variam de alguns poucos metros de diâmetro aos colossais 1000km (O maior asteróide conhecido tem 980km de diâmetro, e chama-se Ceres). Os Asteróides ficam em órbita ao redor do sol, juntinhos em um cinturão de asteróides que fica entre Marte e Júpiter. Asteróides são grandes, robustos, colossais, rochosos e metálicos, e se caírem aqui, a gente tá no sal!
  • Cometas - Os cometas têm uma órbita muito *elíptica, ou melhor, elíptica com uma **excentricidade elevada que os trazem bem próximos ao sol, e os levam longe no sistema
    solar. São basicamente uma enorme pedra de gelo formada por uma mistura ***volátil, e grãos rochosos e metálicos de tamanhos variados. Quando se aproximam do Sol (e consequentemente da Terra), parte do material que forma o cometa volatiliza, dando origem à sua cabeleira e à sua cauda. A cabeleira é a parte que mais brilha no cometa e é formada básicamente por vapor d'água. Ela é criada quando o núcleo do cometa aproxima-se do Sol. Quando a cabeleira é levada pela força dos ventos solares, ela dá origem à cauda. Por conta disso, ao contrário do que geral pensa, a cauda fica localizada num lado oposto ao sol. É a parte do cometa que menos tem contato com o Sol. Se cair um aqui, também estamos no sal!


  • Meteoros - Esses são mais amigáveis. São também chamados de estrelas cadentes. Duas vezes por semana, um Meteoro do tamanho de uma almofada se precipita sobre a terra e explode com a força de uma bomba atômica! Felizmente, nossa atmosfera faz com que eles se vaporizem à 8km do solo. Se um pedaço de meteoro chegar a cair no solo, este será chamado de meteorito. Em suma, Meteoros, e meteoritos são pequenos fragmentos de um asteróide. Dependendo do tamanho, se cair um, a gente tá muuuuito no sal...Mesmo!


Pois é pessoal! São lindos de se ver, mas um "estouro" se caírem por aqui... (Peééééssimo trocadilho!).


No dia de ontem, a Nasa divulgou uma ilustração de um asteróide Trojan, o primeiro, e que está orbitando o Sol. Os pontilhados azuis indicam a órbita da Terra. Pelos próximos cem anos, deve se manter pelo menos à 24 mil quilômetros de distância do nosso planeta. A ilustração não foi feita em escala real!








*Elipses - São uma espécie de circunferência achatada. Seu grau de "achatamento" é medido por uma grandeza denominada...

**Excentricidade - A excentricidade possui um valor máximo e mínimo. Quanto mais próximo de 1, mais achatada a elipse é. Quanto mais próxima de zero (a excentricidade), mais parecida com uma circunferência ela será!

***Volátil - Característica de substâncias que possuem facilidade para passar do estado líquido (ou sólido) ao estado de vapor, ou gasoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário