domingo, 31 de julho de 2011

Maldição do Futebol Americano

“Jogador de futebol americano universitário, Owen Thomas, de 21 anos, 1,88m e 110kg, enforcou-se em abril de 2010 em seu apartamento na Pensilvânia. Segundo parentes, o jovem sofreu um colapso emocional, já que nunca havia apresentado sintomas de depressão.”

“Jogador de futebol americano, Dave Duerson foi encontrado morto no último dia 17 de fevereiro, em sua casa, em um caso de suicídio.”

“O americano Terrell Owens, uma das principais estrelas do time de futebol americano Dallas Cowboys, tentou se suicidar com uma overdose de analgésicos. Owens disse ao amigo que estava deprimido.”

“O jogador de futebol americano Kenny McKinley, do Denver Broncos, foi achado morto em sua casa nesta segunda-feira. A suspeita é de que ele teria dado um tiro em si mesmo.”

O que temos em comum nos suicídios acima? Todos eram jogadores de futebol Americano e de acordo com amigos e familiares estavam num estado de tristeza. Essas mortes e tentativa ocoreram no ano de 2010. Será isso coincidência ou a maldição dos jogadores de futebol americano? Essa mandinga de jogadores de fut. Americano morrerem cedo, com depressão e suicidando-se pode ser explicada?

Na verdade estudos recentes mostram que isso não é uma coincidência. Os responsáveis por isso tudo são as pancadas ou concussões na cabeça às quais esses jogadores são submetidos. Existe uma proteína chamada proteína tau e ela é muito encontrada nos neurônios. São responsáveis pela estabilidade dos microtúbulos nas células. Quando se recebe pancadas regularmente, mesmo sendo fracas, são liberadas proteínas tau que se acumulam no cérebro. Quando essa proteína está em excesso, começa um quadro de atrofia cerebral. Doença chamada trauma crônico encefálico que causa demência e depressão assim como fraqueza e diminuição das atividades musculares. A partir de biopsias notou-se que cérebros de jogadores de futebol americano com traços da doença e que se mataram tinham seu cérebro tão danificado quanto a um homem de 90 anos com mal de Alzheimer.

Um comentário:

  1. Caraca meu!Pancada na cabeça é moleza não.Bem já diz o dito popular, quando o cara é maluco é "pancada".Sabedoria pura!

    ResponderExcluir