quarta-feira, 27 de julho de 2011

Efeitos do Álcool

Uma de nossas leitoras nos mandou uma pergunta bem interessante ontem: por que bebida alcoólica deixa as pessoas mais "alegres" a ponto de fazer coisas e não lembrar no dia seguinte? Decidi então fazer o post de hoje para respondê-la, visto que não da para responder em um tweet de apenas 140 caracteres.

Então vamos ao que interessa... Tudo o que envolve o cérebro é complexo! Não se sabe exatamente o por que do apagão alcoólico, mas segundo alguns pesquisadores o álcool afeta nossos neurotransmissores, afetando assim o modo de como a nossa memória é formada. O excesso de bebida inibe a memória pós consumo, fazendo com que a pessoa se lembre do que ocorreu antes mas dificilmente o que aconteceu depois.


Um dos motivos pelo qual o álcool é viciante é esse! As pessoas se
recordam das lembranças de antes do consumo que geralmente são boas e se esquecem dos desprazeres e das inconveniências causadas pelo seu excesso. Sabe-se também de seu efeito inibitório: causa relaxamento, diminui sua capacidade de raciocínio e de detectar perigos, deixa mais sociável e mais desinibido, descontraído (alegrezinho).


Por ser um depressor, o álcool diminui as reações do seu corpo, causando fala embolada, falta de coordenação, visão embaçada, sonolência, desequilíbrio e desmaio. Outros efeitos indesejados são vômito e desidratação (sendo essa a maior causa da ressaca no dia seguinte). A ressaca do dia seguinte é como uma crise de abstinência no corpo. Os efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Secundariamente ao uso crônico abusivo do álcool, observa-se: perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.

Portanto não tome álcool em excesso, assim você evita situações um tanto que... constrangedoras!






Se gostou do post, comente! E se tiver uma dúvida, também nos mande sua pergunta! @me_da_uma_luz

Um comentário:

  1. ahhhhhhhhhhhh minha pergunta :B e ahhhhhhhhhh agora entendi tudo , brigada *----*

    ResponderExcluir