quarta-feira, 22 de junho de 2011

O palavrão e a Biologia



Hoje o palavrão é difundido com muita facilidade, seja qual for a raça, idioma e classe social. Mas em ambos os quesitos é considerado como falta de educação. É usado para ofender, mostrar alegria e até para aliviar estresse.
Há mais mistérios no universo dos palavrões do que o senso comum imagina. Mas a ciência ajuda a desvendá-los. Pesquisas recentes mostram que as palavras sujas nascem em um lugar próprio dentro do cérebro. Enquanto a linguagem comum e o pensamento consciente ficam a cargo da parte mais sofisticada da massa cinzenta, o neocórtex, os palavrões moram nos porões da cabeça. Mais exatamente no sistema límbico (em posts futuros falarei sobre ele). É o fundo do cérebro, a parte que controla nossas emoções. Trata-se de uma zona primitiva: se o nosso neocórtex é mais avantajado que o dos outros mamíferos, o sistema límbico é bem parecido. Nossa parte animal fica lá.
E sai de vez em quando, na forma de palavrões. A medicina ajuda a entender isso. Veja o caso da síndrome de Tourette (veja o post sobre o mesmo se ainda não viu!). Pessoas que sofreram danos no gânglio basal, a parte do cérebro cuja função é manter o sistema límbico comportado, podem desenvolver a síndrome. Elas passam a ter tiques nervosos o tempo todo. E, às vezes, mais do que isso. De 10 a 20% dos pacientes ficam com uma característica um tanto que inusitada: não param de falar palavrão. Isso mostra que, sem o gânglio basal para “tomar conta”, o sistema límbico se solta todo. E os palavrões saem como se fossem tiques nervosos na forma de palavras.
Algumas pessoas não têm danos no gânglio cerebral, mas se descontrolam de vez em quando. Basta tropeçar numa pedra para que ela corra o sério risco de ouvir um desaforo. Ela nem tem mãe, mas mesmo assim insultam a sua progenitora. Se dependesse do pensamento consciente, ninguém nunca ofenderia uma coisa inanimada. (Se você tivesse suas faculdades mentais em perfeito estado...). Mas o sistema límbico é burro. Justamente por não pensar, quando essa parte animal do cérebro fala, ela consegue traduzir certas emoções com uma intensidade inigualável.


Comente nossos post e também indique para amigos e conhecidos! Estamos também no twitter: @me_da_uma_luz...

3 comentários:

  1. loucoooo d mais .. iradooo ..

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia que meu cérebro tinha toooda essa capacidad.... tá explicado o motivo de minha boca falar tantos palavrôes sem eu perceber...e isso já é expontâneo

    ResponderExcluir