terça-feira, 21 de junho de 2011

Luz Afrodescendente...



Ou luz negra, como você preferir!
Não sei se você já teve contato com uma... mas é tão emocionante quanto inalar o gás Hélio (rsrs)!
Algumas coisas, simplesmente brilham diante dessa luz que quase não dá pra ver!
Mas... O que vem ser uma luz negra?
Os ávidos por ficção podem imaginar que luz negra signifique um roubo de luz... Ou uma luz que apaga (por mais estranho que isso soe!)
Na realidade, uma luz negra é bastante parecida com luz fluorescente ou incandescente normal. A diferença básica é que ela ascende sua roupa branca, seus dentes por mais amarelos e feios que estes possam ser, entre outras coisas, enquanto que o bulbo emite uma luz roxa bem fraquinha!
Vamos entender como ela funciona!

Primeiro de tudo, vamos considerar o formato convencional de uma luz negra parecido com o bastão de lampada fluorescente. As lâmpadas fluorescentes geram luz passando eletricidade através de um tubo repleto de um gás inerte e uma pequena quantidade de mercúrio (Hg).
Quando energizados, os átomos de mercúrio (Hg) emitem energia na forma de luz (fóton de luz). Alguns desses fótons são de luz visíveis, porém, emitem principalmente fótons com comprimento

de onda próximo do ultra-violeta, que é muito pequeno, e difícil de visualizar. Porém, a luz é revestida com fósforo, que emite luz (fluorescem) quando exposto à luz. A Luz negra, funciona de uma forma parecida com a da luz fluorescente, porém com um tipo diferente de revestimento de fósforo. Esse revestimento absorve as ondas curtas da luz UV-B e UV-C e emite luz UV-A. O próprio tubo de vidro "negro" bloqueia a maior parte de luz visível de modo que somente a luz UV-A de onda longa, que é benigna, e alguma luz visível azul e violeta passam por ele.


Mas por que algumas coisas brilham e outras não? Bom, como eu disse ao longo do texto, rola umas loucuras com o fósforo dentro da lâmpada fluorescente, que emite luz quando é exposto à luz. Basicamente, tudo que brilha, fluoresce, ou "Fosforesce" (perceba a composição da última palavra!), faz isso porque tem Fósforo! Isso mesmo! Tudo que tem fósforo reage com a luz negra. Nas suas unhas, nos seus dentes, olhos... No marca texto que você usa!

Nas roupas brancas, isso acontece por conta do sabão em pó que você usa para lavar a roupa. Ele contém doses excessivas de fósforo para que quando estiver no sol, o fósforo seja ativado pelos raios UV-A e pareça mais branco que o normal. Os tecidos pretos não emitem luz, pois absorvem os raios UV-A!

Abaixo segue um vídeo que não consegui incorporar, mas tem o link aí pra você clicar e ver o que o pessoal do American's got Talent fizeram com umas coreografias e um pouquinho de luz negra! Vale a pena conferir até o final!

ASSISTA O VÍDEO CLICANDO AQUI



Deixe o seu comentário. Não esqueça de dar uma olhadinha nas postagens antigas!
Ajude-nos na divulgação, e volte amanhã, porque tem mais Posts InsaaAaaAAAaanos vindo diretamente do wikipedia da nossa cabeça pra vocês!

2 comentários: