segunda-feira, 25 de julho de 2011

Atlantis


Tudo, e todos têm um prazo de validade. É bem verdade que algumas coisas vencem esse prazo, mas continuam funcionando mesmo assim. Todavia, nosso foco é num equipamento em especial, que no dia 21 de Julho de 2011, às 6h e 56min no horário de Brasília, aterrissou no solo do nosso planeta, após seu último voo, o ônibus espacial Atlantis o reino perdido, que se aposenta após 30 anos de serviço.
Tem uma galera que não tem noção de quão significativo isso é. Lutando pelo esclarecimento, vamos falar menos de despedidas, e mais de utilidades! Afinal, por que todo mundo chorou tanto pelo último voo de Atlantis o reino perdido? O que fez deste fato, algo tão importante a ponto de passar no Bom dia Brasil, repetir no jornal hoje, passar de novo no globo notícia, repetir novamente no Jornal nacional, reprisar no jornal da globo e no dia seguinte, fazer a Ana Maria se fantasiar de nave espacial?
rsrs, agora é sério, saiba alguns dos formidáveis feitos fantásticos do famoso ônibus espacial Atlantis!
  • O quarto ônibus espacial da Nasa, lançou o Telescópio Espacial de Raios Gama Compton que estuda principalmente a radiação gama não me diga! dos corpos celestes. Este telescópio nos serviu para mostrar que o nosso universo é mais movimentado do que parece (se é que ele parece ser estático ¬¬). Um de seus grandes feitos, além de detectar mais 2600 explosões de raios gama, demonstrando que é um fenômeno que rola por todo o universo, foi detectar centenas de fontes desconhecidas de raios gama, além de detectar emanação dessa radiação proveniente de buracos negros, estrelas que explodem e o nosso próprio Sol.

  • Enviou as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter ao contrário do que a imagem sugere, não temos uma base espacial montada em júpiter, pois júpiter é um planeta gasoso, e sem crosta terrestre onde pudéssemos montar uma base. A imagem foi feita antes da sonda partir pro gigante gasoso hehehe! Segue abaixo uma imagem de "Galileo", antes de ser lançada.
  • A Nave, foi a primeira a acoplar com a estação espacial russa MIR, para onde executou sete voos consecutivos entre 1995 e 1997.

  • Em 2009 fez a última missão de reparos ao telescópio Hubble, que ampliou seu prazo de validade para 2014
  • Agora um dado macabro: É inexistente um "passeio extra-terrestre" sem problemas técnicos, pois em 2010 bateu seu próprio recorde de 54 problemas técnicos, diminuindo para 46!
  • A missão de 2010 teria sido a última, mas a Nasa deixou agendada, porém não confirmada, uma missão para resgatar (caso fosse necessário) o ônibus espacial mais recente construído pelos Estados Unidos, o Endeavour. Após a decisão de oficializar a missão, o Atlantis novamente foi posto para trabalhar.
Após o término das atividades, Atlantis será o único ônibus espacial que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitação do Centro Espacial Kennedy . O Discovery será enviado ao museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi pro espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao centro de ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Deixe seu comentário! Faça suas perguntas! Divulgue o blog, e não se esqueça que amanhã tem mais!

Um comentário:

  1. Gostei...rs Apesar de ser muito leiga no assunto, é interessante ler o que anda acontecendo no meio da ciencia, dos físicos, dos "poderosos". E ver o quanto é grande o que Deus fez, outros planetas... galaxia... nusss...rs

    ResponderExcluir