segunda-feira, 6 de junho de 2011

Queres Viver para Sempre?

Desde os primórdios o homem esta na busca pela imortalidade. Os egípcios acreditavam na ressurreição e imortalidade, por isso realizavam o processo de mumificação que consistia na retirada de órgãos, desidratação do corpo com sais e aplicação de perfumes e outras substancias para conservar o corpo. Pensavam que anos mais tarde as múmias seriam ressuscitadas pelos deuses para terem vida eterna. Séculos depois vieram os alquimistas, em busca da pedra filosofal. A pedra filosofal transformaria quem a criasse no “Senhor dos metais”, pois ela teria o poder de transformar qualquer metal em ouro. Além disso, a pedra em estado líquido daria a quem a bebesse a imortalidade. Para quem acha que essa busca é do passado ou é uma tremenda bobeira, reveja seus conceitos...

A criogenia humana é a técnica de manter cadáveres congelados por anos com o objetivo de no futuro ressuscitá-los. As pessoas que se submetem a esse processo esperam a tecnologia se desenvolver até o ponto de obter mecanismos para trazer a pessoa à vida numa época de expectativa de vida muito grande, ou quem sabe, de imortalidade. Com a tecnologia que temos hoje, isso já é possível com embriões. E isso cria esperança para estudos da criogenia.

O processo é o seguinte: a pessoa morre e os médicos a colocam num tanque de nitrogênio líquido, guardado a -196 ºC, temperatura em que o cadáver não apodrece. Mas se estão mortas, como poderão reviver? De acordo com os cientistas que fazem a preservação criogênica, "legalmente morto" não é o mesmo que "totalmente morto". A morte total, dizem, é o ponto em que todas as funções cerebrais cessam como na morte cerebral. A morte legal ocorre quando o coração pára de bater, porém permanecem algumas funções das células cerebrais. A preservação criogênica preserva a função remanescente das células de modo que, teoricamente, a pessoa pode ser ressuscitada. Mas o congelamento causa danos às células que ainda não podem ser resolvidos. Quando a água da célula se congela, ela se expande e acaba trincando a célula.

Atualmente há cerca de 100 pessoas congeladas em todo o mundo. Mas para virar picolé custa caro... Para congelar seu corpo inteiro você terá que desembolsar mais ou menos 350 mil reais. E você? Vai entrar nessa fria?

Gostou do post? Achou interessante? Está a fim de virar um cubo de gelo também? Então comente! Se não nos segue no twitter ta esperando o q? Siga-nos: @me_da_uma_luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário