quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quimeras!

Na mitologia grega, a quimera representa um ser constituído por partes de diferentes animais. Hoje, em biologia, o termo é empregado para descrever indivíduos formados a partir da fusão de células de pelo menos dois embriões diferentes. Nos estágios iniciais do desenvolvimento, células de dois embriões distintos se fundem para dar origem a um único indivíduo, que terá então algumas áreas formadas por um tipo de células e outras por células de outro tipo, como uma colcha de retalhos. Isso mesmo, uma pessoa com dois DNAs diferentes.

Na espécie humana, são raros os exemplos de quimeras verdadeiras resultantes da fusão de células de dois embriões. Esse tipo de quimera quase sempre é descoberto quando o portador resultou da fusão de zigotos de sexos opostos, o que permite uma gama variada

de alterações no desenvolvimento sexual. Se a fusão entre os óvulos ocorrer após o quarto dia, eles produzirão gêmeos xifópagos (siameses).

Os casos de quimerismos genético se tornaram mais evidentes após a utilização de testes de DNA, os indivíduos portadores de quimerismo, ao ter seu DNA comparado ao de filhos, pais e irmãos mostraram resultados surpreendentes: Em um dos casos, uma mãe ao fazer um teste de paternidade em seus filhos para provar quem era o pai deles, resultou, em um primeiro momento, que a mesma não poderia ser a mãe, mas filhos do suposto pai, sem entender o resultado, os médicos estenderam o exame para os pais e irmãos dessa mãe, de acordo com o segundo exame, os pais da mãe eram realmente os avós, mas o DNA correspondente a parte da mãe era igual a de seu irmão. Dada a impossibilidade de dois homens terem um filho, percebeu-se que havia algo incomum com a mãe, após vários testes de DNA foi comprovado que a mãe era uma quimera genética.

Uma pessoa normalmente carrega 50% da informação genética da mãe e 50% da informação genética do pai, indivíduos que possuem quimerismo carregam 100% da informação genética de ambos e com informações genéticas diferentes em seu próprio corpo. No caso acima, a mulher possuía 100% do DNA de seu pai nos cabelos e nada do de sua mãe, já em um amostra de pele, foi encontrado 100% do DNA da mãe e nenhum traço do DNA do pai. Os filhos dela são normais e carregam 50% do DNA do pai biológico, ou seja, o quimerismo não é hereditário, é apenas um grande fruto do acaso que pode acontecer com qualquer pessoa, você pode ser uma quimera, seus filhos poderão ser e talvez você nunca fique sabendo disso!

Nas primeiras descobertas da engenharia genética, a ciência adquiriu ares de ficção científica. Mas a natureza já realizava vários daqueles procedimentos há milhares de anos. A imaginação humana cria coisas que, a princípio, parecem fantasias impossíveis, mas desde Ícaro e Julio Verne muito sonho se tornou realidade. Compete a nós aproveitar o conhecimento de forma responsável, sem perder de vista as implicações éticas de sua aplicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário