sábado, 28 de maio de 2011

O som do Pi



Não, eu não estou censurando um palavrão!
Você já se perguntou até que ponto pode chegar a falta do que fazer?
Bom, uma galera fez uma associação no mínimo brilhante e chegou na conclusão que é possível "tocar o pi".

O PI é a constante mais antiga de que se tem conhecimento, e ainda é um objeto de estudo bastante pesquisado até hoje (métodos novos de calcular o valor, propriedades da constante e relações com as "coisas" que se vêm nesse mundo de "quase" todos aqui!).
O valor do Pi é de aproximadamente 3,14 e seu cálculo, e definição, consistem na razão do comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro (qualquer circunferência). E muito mais do que um valor constante, o Pi tem macaaabraas aparições em fenômenos naturais como atração gravitacional e eltetromagnética entre dois corpos, distrubições numéricas particulares, relações matemáticas com cálculo infinetisimal resultam em pi, eventos probabilísticos, e agora, com música!


Todos sabemos que notas musicais, consistem em uma soma de várias ondas nos seus modos fundamentais (ou normais), e portanto, são também ondas, e periódicas simples ou não, relacinam-se com o Pi em sua descrição matemática. Mas não é essa a idéia aqui!

Em música, podemos associar as notas musicais com valores numéricos. Temos oito notas musicais, C-D-E-F-G-A-B-C respectivamente Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó. Essas são as teclas brancas em um teclado de piano, e se repetem ao longo de sua extensão. Podemos associar cada uma dessas notas à um valor numérico: C=1, D=2, E=3, F=4, G=5, A=6, B=7, e por fim, C=8.



Existe um estudo em música que faz essa associação, chamado ciclo das quintas, onde cada acorde (conjunto de notas) é representado por um valor (grau). A figura lembra uns simbolos das trevas, mas não tem nada a ver com isso (eu acho) .

Fazendo essa associação, e considerando o PI com com 31 casas decimais, essa galera do vídeo em questão "tocou" o que seria o som do PI.
E o mais impressionante, é que ficou bom! No vídeos, eles colocaram a música do "Pi" em um andamento de 152bpm, que seria 314/2 (?). Codificações insanas, interpretações loucas, mera coincidência... entenda como quiser! A gente tá só acendendo uma fagulha, vamos deixar que você crie sua própria luz com o conteúdo!

-----------------LINK DO VÍDEO AQUI-----------------


Galera, comentem a respeito do post, a respeito do blog, a respeito de qualquer coisa! Siga-nos no twitter @me_da_uma_luz , Ajude-nos na divulgação! Vai ser legal, eu garanto!

Um comentário: