quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que sentimos sono depois de comermos?


Quem tem ou já teve aula ou trabalho depois de comer alguma coisa (qualquer coisa O_o), sabe muito bem do que estamos falando...

Então vamos à explicação: Quando comemos, estimulamos nosso estômago a secretar ácido clorídrico (HCl) para a digestão do alimento. A produção desse ácido ocorre nas células parietais, encontradas no nosso estômago. Sob ação de uma enzima chamada anidrase carbônica (auxilia no transporte de CO2 e controle da acidez no sangue), gás carbônico (CO2) e água (H2O) são transformados em ácido carbônico (H2CO3).

Mas esse acido é instável, se dissociando em H+ e íon bicarbonato. Ocorre uma troca do íon bicarbonato, presente na célula parietal (do estômago) pelo íon cloreto, presente na corrente sanguínea. E assim o íon hidrogênio e o bicarbonato se associam no estômago formando o ácido clorídrico. Lembra-se do íon bicarbonato na corrente sanguínea? Pois é, ele torna o sangue mais alcalinizado, constituindo o que chamamos de maré alcalina. E quando esse sangue alcalinizado irriga o cérebro, ocorre a diminuição da atividade das partes responsáveis pela vigília e concentração. Ou seja, dá aquela sensação de sono irremediavelmente desacelerador.

Entendeu? Curtiu? Aprovou? Bocejou ao ver a imagem? Então, vamo dá uma comentada! Não custa nada, e nem sai sangue! Aproveita e segue a gente no Twitter @Me_da_uma_luz.

Daqui pra frente contaremos com mais um membro honorário em nossa equipe de posts! Aguardem nossas atualizações, elas serão cada vez melhores e mais intrigantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário