terça-feira, 28 de junho de 2011

Água, sua Louca!

Começando de um jeito diferente... Vou introduzir o assunto com um vídeo. Isso significa, jovem leitor ávido por curiosidades, que você tem que ver o vídeo, e depois ler o texto....nessa ordem!


Como vocês puderam ver, o cara pescou um peixe em um buraco feito em um lago congelado! Mas espere aí... Se o lago tá congelado, como o peixe conseguiu se manter vivo lá dentro? Aliás... Se o lago está congelado, por que ele encontrou água em baixo da camada de gelo?
Pois é amiguinhos, a água tem uns comportamentos deveras bizarros! E é exatamente sobre isso

que falaremos!
Nos rigorosos invernos de algumas regiões do nosso planeta, a água congela-se apenas na superfície, e permanece líquida em baixo da mesma.
Antes de ensaiarmos uma explicação pra essa anomalia, precisamos lembrar que ao aquecermos os corpos, eles sofrem dilatação térmica, aumentando suas dimensões, ocasionando (por vezes) uma diminuição na densidade da mesma. Lembremos ainda, que à 0ºC a água congela (ponto de fusão da água).
Feitas essas considerações, vamos aos fatos. Quando a água é aquecida de 0ºC à 4ºC sua densidade aumenta (quando deveria diminuir), e somente quando aquecida acima dos 4ºC é que observamos a dilatação real.

O mais incrível de tudo, é que a temperatura mantém-se constante no interior do lago, por meio de correntes de convecção. A água na parte mais profunda do lago, tem uma temperatura maior em relação à superfície (ou às vizinhanças da superfície). Como a água menos fria, é menos densa e mais leve, ela sobe, empurrando a água que estava em contato com a superfície para baixo. Como foi dito, a superfície está congelada, e portanto à 0ºC no MÁXIMO!
A água menos gelada que estava no fundo e que subiu por convecção, entra em contato com a gélida superfície. Troca um calor básico, e depois desce novamente, empurrando a água que estava no fundo. Não sei se você já sacou, mas no inverno, esse ciclo da água permanece, pois é ele quem mantém a temperatura constante e estável entre 0ºC e 4ºC, mantendo assim, o mínimo necessário pra que as espécies aquáticas permaneçam vivas!

A água tem muitos outros comportamentos insanos, que falaremos em outras oportunidades. Este post termina por aqui mesmo...deixando claro que a água, é uma louca, na verdade!
Comente aí! Deixe suas perguntas, sugestões e críticas! Todas serão bem vindas...ou melhor, quase todas!

3 comentários:

  1. agradeça as queridas pontes de hidrogênio!!!kkk..
    mas eim..o fato de que o gelo também é um isolante térmico contribui pra que água não congele por completo..num é???

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Lerguy! O gelo impede que a água à 4ºC entre em contato com o ar que pode estar à uma temperatura mais baixa. A figura do texto, ilustra isso bem!
    Vlw pela perguntinha...manda mais, manda mais, manda mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. euheim... medo dela!

    ResponderExcluir