terça-feira, 28 de junho de 2011

O Impostor!

Este caso vem de um relato de 1991 feito por Passer e Warnock:

“A senhora D., dona de casa, casada, em uma consulta psiquiátrica, apresentou-se a nós para uma segunda opinião. Na época de sua admissão, ela recebeu o diagnóstico de uma psicose incomum devido à sua crença de que seu marido fora substituído por um outro homem. Ela se recusou a dormir com o impostor, trancou seu quarto e porta à noite, pediu uma arma ao seu filho e lutou contra a polícia que tentou hospitalizá-la. Por vezes ela acreditava que seu marido era seu pai, há muito falecido. Ela reconhecia outros membros da família e confundia apenas seu marido.”

Bem, quanto mais a gente pensa que já viu tudo, surgem anomalias ainda mais estranhas. A Síndrome de Capgras (também conhecida como Delírio de Capgras) é um raro distúrbio no qual uma pessoa sofre de uma crença ilusória de que um conhecido, normalmente alguém muito próximo, foi substituído por um impostor idêntico. Mas como assim? Isso mesmo! Um doente com síndrome de Capgras acredita que a pessoa considerada como impostora tem o mesmo aspecto físico, mas acha que sua mente não é a da pessoa original. As pessoas que padecem da síndrome não sentem uma relação emocional entre a imagem que vêem e a pessoa que recorda, muitas vezes aceita viver com os “impostores” sabendo secretamente que não são quem dizem ser.

Essa doença é classificada numa categoria de crenças ilusórias envolvendo erros de identificação a respeito de pessoas, lugares ou objetos. Pode ocorrer de forma aguda, passageira ou grave. A ilusão é mais comum em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, embora possa ocorrer em variadas condições, como dano cerebral e demência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário