quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cadê as Mulheres?



Você sabe muito bem que os acadêmicos de ciências, são anualmente condecorados com um prêmio denominado Nobel. Existe uma categoria do prêmio nobel que premia os acadêmicos em física (não só em física, mas também em Literatura, fisiologia ou medicina, química e diplomacia ou paz).
O post de hoje não visa falar de tooodoooos os laureados pelo cobiçadíssimo prêmio (até porque são muitos. A parada está sendo entregue desde o ano de 1900 quando a fundação foi criada), mas acho que seria legal, levantar os dados femininos em física!
Sim senhoras e senhores... Tem uma galera que diz que mulher não faz física. Eis aqui alguns exemplos de mulheres extremamente bem sucedidas em física:


  • Marie Curie, 1903: Pesquisa sobre o fenômeno de radiação espontânea. Fez a descoberta junto de seu esposo Pierre Curie. Os dos descobriram dois elementos extremamente radiativos, o Polônio e o Rádio. Tais elementos em alta concentração emitiam luz. Ficaram tão fascinados pelo fenômeno que todas as noites iam ao laboratório para ver o elemento emitindo sua cor azulada e brilhante. Não era a melhor coisa a se fazer....visto que Marie
    Curie morreu de leucemia.
  • Maria Geoppert-Mayer, 1963: Descoberta Relacionada às estruturas nucleares. Tal descoberta se deu em conjunto com J. Hans D. Jensen. Naturais da Alemanha, e é o máximo de informação que eu consegui achar (preguiça...)
E só! Houveram mais de cem premiados, mas desses, apenas três eram mulheres! Não quero com isso, fazer uma comparação entre intelecto e capacidade. Quero com isso, chamar a atenção das mulheres! A física não é um reduto masculino! Ou pelo menos não deveria ser... Tem muito espaço para vocês, fêmeas da espécie, esperando ser ocupados! É uma tristeza enorme entrar no curso de física e ver que 30% de todos que entram são mulheres, e que 15% das mulheres que entram permanecem no curso!
Então, fica a dica aqui... Precisamos de mais mulheres no hall of fame do Nobel da física! Por favor! E se você mora no ES, venha para o curso de física da UFES. A gente te receberá de braços abertos! =D

Comentem sobre o asunto! Vou lançar uma pergunta pra começarmos uma discussão:

"Por que você acha que tão poucas mulheres foram ganhadoras do nobel de Física?"


Deixe seus comentários abaixo! Faça valer a sua opinião! Ajude a divulgar o Blog!
Não se esqueça de nos seguir no twitter @me_da_uma_luz
Até o próximo!! \o/

9 comentários:

  1. ahuahuahuaa, não tem jeito, Del. Física não dá! E olha que eu sou mulher de exatas, talvez humanatas! Muito bom o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. rsrs...eu ainda acho q as "muléres" deveriam brindar a física com sua presença!! rsrs Pra vc ter uma noção, tem 2 banheiros masculinos na física, e apenas um feminino! uasaushua

    ResponderExcluir
  3. desesperado querendo mulher na física, rs.

    ResponderExcluir
  4. e por que poucas mulheres foram ganhadoras do nobel de Física ?
    porque o lobo parietal inferior, área envolvida em atividades matemáticas, é maior no cérebro dos homens. Portanto, eles costumam ser melhores em exatas, enquanto as mulheres se saem melhor em atividades verbais(aprendí com meu irmão,rs).

    ResponderExcluir
  5. eu ia falar agora...parece que eu estou ouvindo o Marcos falando!
    aushaushausha

    ResponderExcluir
  6. Bom, aqui na UF-RURAL-RJ a realidade é outra: o q vc me diz de uma turma de 1° período com 80% de meninas e eu ainda sou tutor dessa turma, dando aulas de Física I.A.?
    Nem todo mundo tem seu azar Jardel.

    ResponderExcluir
  7. Legal, já tinha lido algumas coisas aqui e tentei comentar antes aqui mas não consegui...agora sim!

    ResponderExcluir
  8. hehehe Temos que fazer um levantamento desses dados aí, Jefferson! rsrs

    ResponderExcluir