quinta-feira, 2 de junho de 2011

E agora? Acaso ou Emaranhamento Quântico?





A História que segue é parcialmente fictícia, reinventamos os personagens e as datas, mas o conteúdo é verídico!


"Férias de verão numa pacata cidadezinha do sul dos Estados Unidos. Uma mãe técnica em enfermagem, falta o trabalho para ver o jogo de baseball de seu filho Michael. Era apenas mais um dia ensolarado e bastante quente, mas para os meninos do time, significava muita coisa! Era uma competição escolar regional.
Durante a concentração para o jogo, os meninos reunidos em um canto, treinavam seus movimentos com o taco. Outros treinavam o arremesso. Alguns treinavam a corrida. Michael era um dos batedores (ou seja lá como chamam a função do cara que bate nas bolas com o taco... Talvez masoquista seja uma boa opção! rsrs) e John, seu grande amigo, era um dos arremessadores.
Como se diz, basta estar vivo para se morrer! E aqui não foi diferente. Michael acidentalmente, é claro, acerta em cheio o peito de John com o taco, e John simplesmente cai! Ele não respira, não tem espasmos musculares, nada! Simplesmente cai desacordado. Os amigos correm para vê-lo, o técnico despreparado consegue manter a calma para ver que ele está sem pulso, e não fazer mais nada. John estava morrendo, e por mero acaso, ou forças do destino, Madalaine, a mãe de Michael, técnica em enfermagem que havia faltado o trabalho para ver o jogo do filho, salta a arquibancada e avança os 100m que a separam do corpo estirado de John em segundos. Ao observar seus sinais vitais, ela percebe que John não respira e seu coração não está batendo. A pancada no peito de John foi tão forte que paralisou o músculo cardíaco fazendo com que perdesse os sinais vitais.
Madalaine adiantou-se e aplicou uma massagem cardíaca no garoto, reanimando-o. Ela salvou sua vida!

Sete anos depois, Madalaine sai para jantar em um popular restaurante da cidade. Pede um prato exuberante com camarões e massas, e faminta, devora-os. Quando um de seus colossais camarões, se faz difícil de engolir. Sua glote acidentalmente abre na hora de deglutir o alimento, e acontece o fatídico engasgo. Não passa ar nenhum para seus pulmões. E resíduos de alimento estão caindo dentro deles, o que produz movimentos involuntários de seu corpo para expelir o conteúdo indesejado. Madalaine está morrendo. Quando um dos garçons, que

lembrou das aulas que teve há sete anos atrás de primeiros socorros em casos de engasgo, abraça Madalaine por trás e comprime o corpo dela contra o próprio corpo.
O garçom chama-se John... E é o mesmo que sete anos antes, havia sido salvo por aquela mulher que hoje estava sendo salva!"


Por que contei essa história comovente num blog de curiosidades? Foi para levantar um polêmico assunto: Seria isso um evento controlado por forças maiores ou mera obra do acaso? Existe alguma explicação lógica e racional para isso?
Os mais céticos dirão apenas que eles estavam no lugar certo, e na hora certa. Os mais fanát... quero dizer, os entusiastas religiosos, dirão que foi uma obra do sobrenatural... Mas o que a mecânica quântica diz à respeito?
Existe uma teoria chamada Emaranhamento quântico (entrelaçamento quântico) que (de forma sucinta, sem elucidações profundas) descreve que um par de objetos (ou mais que isso), estão
ligados de tal forma que um não pode ser descrito sem que a "contra-parte" seja mencionada, mesmo que os dois estejam separados espacialmente.
A proposição é que no momento em que Madalaine salvou John, os dois ligaram-se de alguma forma, e o que aconteceu anos antes, foi compensado anos depois.
É claro que a teoria propõe aplicações bem diferentes (computação quântica, criptografia quântica, transporte quântico...), e sua definição no texto presente foi EXTREMAMENTE SIMPLÓRIA E INCOMPLETA. Mas a mesma é suficiente para explicar tal fenômeno, mesmo com toda a sua complexidade descrita.
Estaríamos diante de uma explicação plausível para eventos do acaso? Pense comigo, explicar o acaso tira do mesmo sua característica própria, tornando-o algo previsível, pois é explicável e observável.

Como dissemos na proposta inicial, não estamos com nenhuma resposta, estamos apenas levantando questões. Traduzindo uns conceitos científicos pra quem é extremamente apaixonado por esses assuntos, mas treme só de pensar nas disciplinas matemáticas e físicas avançadas necessárias pra estar à par dos mesmos!
Comenta aí, fala o que você achou, segue a gente no twitter @me_da_uma_luz ! Essa não é uma discussão que vai acabar aqui!
Entenda só uma coisa... Se alguém fala de física quântica com você, e você diz que entendeu tudo sem dificuldades, não se engane, e não engane esse alguém. Por mais genial que você seja, se você entendeu física quântica rapidamente significa que você não entendeu nada, ou quase não entendeu tudo(?)!

Já dizia Einstein, "A mente que se abre para uma nova idéia, jamais retorna ao seu tamanho original".




5 comentários:

  1. Adorei!!!!
    Meninos, vcs são os melhores!
    Acho que se eu vier aqui todos os dias vou acabar entendendo Física né?
    Imagina?
    #MeuSonho

    Beijos, queridos.

    ResponderExcluir
  2. Que isso Carol, tamo aprendendo junto! Só para constar, vai rolar Biologia (com o mestre Favalessa), umas patadas em química, culinária e marcenaria!
    kkkkkkk
    Vlw por comentar!
    bju!

    ResponderExcluir
  3. Já dizia Alexandre Frota "o cu que se..."

    ResponderExcluir
  4. ADOREI, JARDEL VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS !!!!!

    ResponderExcluir