terça-feira, 14 de junho de 2011

O Frio e o Calor...


O nosso corpo possui uma temperatura ideal para o seu funcionamento que é em torno de 36,5°C. Quem regula essa temperatura ideal é uma parte do cérebro, chamada hipotálamo. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo. Sendo assim nos causaria grandes transtornos. Portanto somos animais homeotermos por possuírmos mecanismos para manter a temperatura corporal constante.
Quando sentimos frio, os pequenos músculos eretores de pelos se contraem, a comando do cérebro, nos deixando arrepiados. Isso ocorre para diminuir a renovação de ar frio próximo à nossa pele (nesse quesito Tony Ramos se da bem!). E devido à leve contração de alguns músculos para produção de calor.
Outro mecanismo para produção de calor é o aumento do metabolismo. Lembra do hipotálamo? Pois é, quando nossa temperatura está baixa ele estimula uma glândula localizada abaixo dele, chamada hipófise a liberar o hormônio TSH. Sua função é estimular outra glândula, chamada tireóide que por sua vez libera a tiroxina. Esse ultimo hormônio é responsável pelo aumento metabólico, gerando calor.


Quando estamos num dia muito quente, liberamos o calor recebido na forma de suor pelas nossas glândulas sudoríparas, já que a água possui um alto calor especifico. Ou mecanismo para liberação de calor é a vaso dilatação periférica. Com o sangue correndo mais próximo à nossa pele, a irradiação de calor aumenta. Lembrando: Sentir frio nada mais é do que a sensação de quando se perde muito calor e sentir calor é quando se recebe muito calor. Então o melhor a se fazer num dia quente é ir numa piscina ou praia e aproveitar seu dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário