segunda-feira, 13 de junho de 2011

Por que eu quero ir para o Alaska antes de morrer?



Você já viu ou manuseou uma bússola? Se não, provavelmente conhece a utilidade de uma, e certamente sabe o que influencia nesse comportamento. Ou pelo menos deveria...
A Bússola nos dá uma evidência de que existe, de fato, um campo magnético no nosso planeta e possibilita que nos orientemos através deste. Mas eu não quero falar sobre como a bússola funciona, ou o porquê ela se comporta de tal forma. Não! Quero falar de uma outra evidência de que neste universo, estamos diante de estruturas inimagináveis, absurdas e no mínimo questionáveis. Mas antes, vamos entender umas coisas...
As linhas de campo magnético dos objetos imantados, partem
do pólo norte deste ímã rumo ao pólo sul. No nosso planeta, não é diferente. A única "problemática" é que o pólo norte GEOGRÁFICO, fica bastante próximo do pólo sul magnético. Isso mesmo que você leu!

A nossa estrela, o Sol, periodicamente ejeta uma quantidade absurda de partículas carregadas, num fenômeno denominado ventos solares. Essas partículas são provenientes da coroa solar, que consiste em um envoltório luminoso do sol constituído basicamente de plasma com aproximadamente dois milhões de graus celsius. Essa elevadíssima temperatura, é a causa desse "arremesso" de partículas.
Como nossa estrela é uma estrutura absurdamente grande, e que produz influências severas nos planetas e planetóides que a orbitam, devo mencionar que com os ventos solares não é diferente. Este, é capaz de interferir nos planetas ao redor e interagir com os seus campos magnéticos (além, é claro, de interferir em ondas de rádio e afins).
A imagem acima representa um eclipse solar. As rajadas partindo de trás da lua, são a coroa solar.
Esta imagem, representa os ventos solares. Uma enorme quantidade de partículas carregadas ejetadas pelo sol.

Quando em um campo magnético, as partículas carregadas sofrem uma deflexão (um desvio), e tal deflexão será muito intensa, se o campo magnético for muito forte. Como o campo magnético nos pólos do nosso planeta têm uma intensidade muito maior que ao longo dos trópicos, temos que a deflexão das partículas carregadas ejetadas pelo sol serão maiores nos pólos. Esta interação é tão grande, que faz com que as partículas dos ventos solares provoquem uma tempestade magnética, e com isso, emitam luz. E isso acontece, bem acima de nossas cabeças. No céu.
Aurora Boreal ao norte ou luzes do norte, ou Aurora Austral, ao sul. Esta é a razão pela qual, antes de morrer, quero muito conhecer o Alaska. Ver no céu a evidência de que verdadeiramente, existem mais coisas entre o céu e a terra, do que imagina nossa vã filosofia!


Deixe seu comentário!

Se você tivesse a oportunidade de observar de perto algum fenômenos natural? O que gostaria de ver?

Ajude na divulgação do blog, e não se esqueça de nos acompanhar pelo twitter @me_da_uma_luz

2 comentários:

  1. Nuss....se tava inspirado heim..kkk
    mas já que você perguntou, queria ver ...

    As pedras que se movem
    Até hoje ninguém conseguiu
    explicar por que,
    misteriosamente,
    pedras de centenas de quilos
    deslocam-se do seu ponto de
    origem pelo deserto de
    Death Valley.
    Alguns pesquisadores atribuem
    tal fenômeno aos fortes ventos
    e superfície gelada, mas esta
    teoria não explica, no entanto,
    por que as pedras se movem lado
    a lado, em ritmo e
    direções diferentes.
    Além disso, cálculos físicos não
    apóiam plenamente esta teoria.

    Fagner - Linhares - ES

    Abraço brother...seu blog tá show

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, confesso que nunca ouvi falar dessa parada aew...mas vou pesquisar!
    hehehe
    Vlw por comentar mano!

    ResponderExcluir