terça-feira, 12 de julho de 2011

Pode uma cabeça viver fora do seu corpo?

Para humanos, talvez sim. O problema é que, além de não se ter muitos voluntários para esse tipo de experimento, infelizmente é também considerado antiético. (Quem se lembou do desenho futurama? o/ ). De onde tiro base para dizer que tal experimento pode dar certo? Bom, tiro de uma época sombria, onde ética não significava muita coisa... A Segunda Guerra Mundial!

Foi nesse período que o ciêntista russo Vladimir Petrovich Demikhov buscou descobrir como substituir órgãos danificados por outros ou trocar órgãos orgânicos por substitutos mecânicos. Demikhov conseguiu manter viva uma cabeça de cachorro por um certo tempo. E melhor: filmou tudo isso. Veja o vídeo abaixo e favor não ter pesadelos a noite.

Para fazer o experimento, ele utilizou máquinas que desempenhassem o mesmo papel do resto do corpo canino. As funções do cachorro (ou pelo menos uma parte dele...) estão praticamente intactas. O vídeo parece ser montagem, mas acreditem, não é. Demikhov também fez outras coisas bizarras: levou três cachorros ao falecimento por vários minutos e através de um coração externo, ele fez com que os cachorros voltassem à vida e também implantou cabeças de cachorros em outros cachorros e ambos se mantiveram com vida por várias semanas. Isso sim é um cientista louco!

Já foram feitos estudos com macacos e foi obtido relativo sucesso. Isso da “gás” aos cientistas para que um dia pessoas tetraplégicas possam ter um corpo novo, com todos os movimentos.

COMENTEM!

3 comentários: