quarta-feira, 6 de julho de 2011

Então Fomos enganados?!


Lembra-se de quando estava no ensino fundamental e aprendeu sobre os 5 sentidos? Sua “tia” disse que na nossa língua existem áreas especificas para sentimos o gosto azedo, doce, salgado e amargo. THIS IS A LIE! (#HP6FEELINGS). Quero dizer, ela te ensinou errado. Na verdade nossa língua possui papilas gustativas espalhadas por toda superfície, cuja função é captar o gosto do alimento. Todas as papilas captam todos os tipos de gostos. Além da sua tia contar uma mentirinha pra você, ela também omitiu um outro tipo de gosto. O umami é aquele gosto semelhante ao ajinomoto e outras comidas com alto teor de glutamato. O receptor de gosto para o umami não se encontra apenas na língua, mas por todo aparelho digestivo. Acredita-se que participa também na digestão e nutrição.

Acredita-se que cada gosto tenha apenas 2-3 tipos de receptores, com exceção do amargo, que possui 25. A razão dessa expansão parece estar relacionada com a proteção contra comida estragada ou envenenada. A maioria dos compostos de plantas venenosas tem gosto amargo.

Contudo a notícia mais doce do momento seja a fruta africana conhecida como “fruta do milagre” de nome científico Synsepalum dulcificum. A fruta contém um tipo de glicoproteina chamada “miraculina” que se associa aos receptores da língua fazendo com que frutas azedas sejam percebidas como doces. Esse fenômeno de reorganização dos circuitos neurais do palato dura por apenas algumas horas. Já pensou tomar vinagre e limão e pensar que é Milk shake de chocolate???


Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos EUA, conseguiram clonar o gene que codifica a miraculina em tomates e morangos transgênicos. O objetivo da pesquisa é desenhar frutas com baixo nível de açúcares e vegetais que sejam mais atraentes ao paladar. Obviamente também desenharam adoçantes baseados na fruta, tendo como alvo o público diabético.

Gostou? Foi enganado por sua professora também? Ficou curioso que nem eu para experimentar uma frutinha dessas? Comente! E nos ajude a divulgar também...

Um comentário:

  1. Muito legal!! Acho q ja tinha descoberto a algum tempo q a tia tinha contado uma mentirinha.. mas achei super interessante sobre a frutinha se conseguirem reproduzir será muito util a população geral não só aos diabéticos.

    ResponderExcluir