quinta-feira, 7 de julho de 2011

Falhar: Você está fazendo isso certo!


Você é um fracasso? Só faz cagada coisa errada? Em todo lugar que você põe a mão você acaba quebrando, ou conduzindo à uma destruição em massa (mantidas as proporções)?
Talvez você não seja um inútil total...talvez você tenha sido fabricado para falhar!


Não sei se isso funciona com seres humanos (apesar de ser uma excelente justificativa pra muita gente), mas com alguns materiais, por exemplo, isso é muito útil!
Existem alguns ítens criados exclusivamente para que falhem! Vamos listar alguns por aqui, e se você se encaixa na descrição acima, entenda o post como motivacional!
Primeira falha intencional:

Pacotes de biscoito são feitos com um material resistente e maleável, que seja capaz de conservar o alimento fresco, dentro do mesmo. Porém no topo dos pacotes, existe uma sobressalência na embalagem, com a legenda "puxe aqui" e sem o menor esforço, é possível rasgar o pacote!
Isso é uma falha! Se o pacote é resistente, então ele deveria resistir às ações externas, mas não é o que acontece!
Ok, ok, esse primeiro exemplo é muito simples para os padrões do nosso blog. Vamos tentar compensar isso com a...



Segunda Falha Intencional:

Durante um piquenique na Inglaterra, um renomado engenheiro deparou-se com um problema: Havia esquecido o abridor de latas e estava muito distante de um

centro urbano. Usando toda a sua perícia, o engenheiro utilizou o para-choque de seu carro para abrir a mesma e desfrutar de seu conteúdo. Porém perdeu mais da metade do mesmo durante o processo. Foi nesse dia que ele teve um insight e inventou o anel abridor de latas! Fez novamente o desenho da lata, e projetou-a com uma sensibilidade maior no topo, de modo que a lata suportasse grandes pressões internas, porém rompesse com facilidade quando pressionada de fora para dentro na região de maior sensibilidade... Uma falha programada! Falha essa que deu base para uma outra invenção, fundamentada nas falhas...



Terceira Falha Intencional:

Os Sprinklers de incêndio! Você pode não conhecê-lo pelo nome, mas certamente sabe o que ele faz! Eles são aqueles "chuveirinhos" que jorram água quando tem um incêndio acontecendo. Muita gente pensa que eles são eletrônicos, mas não são! São dispositivos conectados à canos de água. Na frente do orifício que libera a água, existe uma pequena ampola de vidro com um líquido especial. Tal líquido entra em ebulição à 68ºC. Se o ambiente com os sprinklers chegar à essa temperatura, o líquido entrará em ebulição, e quebrará a ampola, liberando assim a passagem de água. Caso você não tenha percebido, o vidro quebrar é um falha! Uma falha intencional! E foi observando esse exemplo, que os engenheiros gregos se inspiraram e desenvolveram essa que eu chamarei de...


Quarta Falha Intencional:


No golfo de corinto, foi solicitada a construção de uma ponte. A profundidade de 65m era a menor das preocupações dos engenheiros. O grande problema era que a construção atravessaria uma das falhas geológicas mais sismicamente ativas da Europa.
Isso, fora a questão dos ventos intensos ocasionados pelos altos relevos do local, que faziam com que a região sofresse com ventos muito fortes.
Tal construção foi um marco na história da engenharia contemporânea, e foi dotada de um sistema com os maiores amortecedores do planeta! Tais amortecedores são dotados de um lacre, que limita sua oscilação. Quando as vibrações sofridas na ponte pelo vento ou abalos sísmicos não forem muito intensas, os pistões dos amortecedores oscilam até certo ponto. Se tais vibrações se tornarem muito intensas, esse lacre é rompido, e os amortecedores ganham uma amplitude de oscilação muito maior, amortecendo assim as vibrações sofridas por ações da natureza.

Esses são apenas alguns exemplos de falhas intencionais. Existem ainda diversos dispositivos com essas características. A maioria deles relacionada com a segurança. Isso mesmo, falhas que servem para auxiliar na segurança das pessoas!
Você nunca mais irá ver as falhas da mesma forma!
Use o espaço de comentários para trazer mais exemplos de falhas intencionais! E não esqueça de dar aquela força na divulgação!
Até o próximo!

Um comentário: